Fotos profissionais no celular: Dicas para tirar as melhores fotos usando apenas seu smartphone!

Fotos profissionais no celular

As câmeras dos smartphones estão ficando mais avançadas a cada nova geração, enquanto os aplicativos usados ​​para capturar, editar e compartilhar fotos se tornam mais intuitivos.

Portanto, não é de surpreender que as pessoas enviem bilhões de fotos para a Internet diariamente, particularmente redes sociais como Instagram, Facebook e Snapchat.

A fotografia é a linguagem das mídias sociais e o smartphone é sua ferramenta. Mas, para aproveitar ao máximo a tecnologia de câmera cada vez mais capaz de ser inserida nos smartphones, você ainda precisa conhecer algumas dicas e truques básicos.

Se você deseja fotos profissionais no celular para registrar momento de reuniões familiares, ou espera criar uma conta no Instagram para seus empreendimentos gastronômicos, temos algumas coisas importantes a serem lembradas ao elevar seu jogo de fotografia para celular.

Fotos profissionais no celular

DICA: Conheça os planos de celular do futuro, conheça o maistim.com.br!

Dicas especiais para tirar fotos profissionais no celular

Mantenha a lente limpa

Isso pode parecer óbvio, mas é algo que muitas vezes passa despercebido. Os telefones tendem a gastar muito tempo nos bolsos e nas mãos, acumulando poeira e impressões digitais que podem cobrir a lente.

Uma lente suja geralmente resulta em imagens que parecem nubladas, pois os óleos e a sujeira podem se difundir e difratar a luz que entra na lente. Se você carregar um pano de microfibra, use-o.

Se não o fizer, uma simples limpeza com uma área limpa e sem sujeira da camisa deve fazer o trabalho com uma pitada, mas tome cuidado para que as fibras da roupa possam arranhar a lente.

Tente usar a regra dos terços

A ideia por trás da regra  dos terços  é que as fotos são mais interessantes quando seus assuntos se alinham com linhas imaginárias que dividem a fotografia em terços, horizontal e verticalmente.

Fotografar assuntos levemente fora do centro geralmente cria uma imagem mais “equilibrada” e oferece uma maior sensação de espaço e movimento. Isso contrasta com as fotos que colocam o ponto morto do assunto, o que tende a resultar em fotos mais artificiais.

Fotos profissionais no celular

Para começar, imagine uma grade que divide sua foto em nove partes. Se você não pode imaginar, não se preocupe – a maioria dos aplicativos de câmera, incluindo os aplicativos de câmera padrão em dispositivos Android e iOS, vem com a opção de mostrar uma grade de três por três.

Se você deseja capturar a simetria de um edifício, por exemplo, colocar o assunto no centro faz sentido. A regra dos terços existe simplesmente para fornecer um modelo fácil para criar fotos interessantes e equilibradas.

Preste atenção à iluminação

A iluminação é, sem comparação, os aspectos importantes da fotografia. Afinal, a palavra “fotografia” se traduz efetivamente em “pintar com luz”.

Uma regra geral a seguir é garantir que a fonte primária de luz, seja o sol ou uma lâmpada, esteja atrás de você, brilhando sobre o assunto da foto. Tente visualizar o assunto de diferentes ângulos; a luz que atinge o lado do rosto de uma pessoa pode resultar em um retrato muito diferente do que se a iluminação atingir a frente do rosto.

Obviamente, como em todos os empreendimentos artísticos, a experimentação pode ser muito melhor do que uma adesão rígida. Tente tirar proveito de situações estranhas de iluminação, como o pôr do sol, para fotos mais exclusivas.

Fotos profissionais no celular

Evite usar o flash

Embora o flash seja bom para tirar fotos em ambientes com pouca luz, em geral, ele tende a piorar as fotos dos smartphones do que se você fosse sem ele. Ao tirar fotos, o flash pode produzir artefatos indesejados, como olhos brilhantes ou pele com muita luz – mesmo no melhor smartphone. 

Obviamente, há situações em que o flash é necessário ou até útil (tente usá-lo sob luz solar intensa, como forma de iluminar um assunto), mas, na maioria das vezes, tente usar a luz natural o mais rápido possível.

Se você precisar absolutamente de uma fonte de luz artificial, considere um acessório de lâmpada LED que permite ajustar a temperatura.

Nunca use zoom digital

Outra coisa que deve ser evitada a todo custo é a função de zoom digital na sua câmera. Isso ocorre porque a função de zoom na maioria dos telefones não funciona da mesma maneira que uma câmera normal. Muitas pessoas pensam que só existe um tipo de zoom para celular, mas existem alguns tipos, e existem diferenças entre o zoom óptico e zoom digital

Quando você usa uma câmera com zoom óptico, a lente ajusta seus elementos ópticos internos, permitindo aumentar ou diminuir sua distância focal.

Já o zoom digital em um smartphone não faz isso. Em vez disso, ela apenas amplia a foto ao recortar efetivamente, fazendo com que os objetos pareçam mais próximos, mas com uma perda de fidelidade. 

É certo que o zoom digital nos telefones mais recentes, como o iPhone XS, melhorou, mas ainda assim evitá-lo. A única boa maneira de fotografar algo distante é realmente se aproximar.

Experimente diferentes aplicativos de edição

Quando usados ​​corretamente, os filtros e a edição digital podem ser uma ótima ferramenta para expressão. Além dos aplicativos de câmera padrão, existem vários outros aplicativos de câmera disponíveis para dispositivos Android e iOS, além de aplicativos para editar fotos.

Experimente diferentes aplicativos e ferramentas para encontrar a melhor aparência para o trabalho. Aplicativos como: AirBrush, BeautyPlus, VSCO são bons aplicativos para fazer retoques em fotos, como iluminação, sombra, brilho e pequenas edições.

Lembre-se de que a fotografia é uma arte e, como qualquer arte, conhecer as regras é importante. Use as dicas acima mencionadas para melhorar suas fotos, mas não tenha medo de experimentar.